a lêr

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

EUA, “pesadelo americano”, tardiamente revelado para a grande comunidade

 

EUA, o país das oportunidades e do “sonho americano” virou “pesadelo americano”. 

O capitalismo já caiu, só que ainda são muito os capitalistas interessados (pois não…) e os tolos acerebrados ( os das papas e dos bolos) a aguentá-los às costas e a deixarem-se esmagar pela queda.

 

 https://www.publico.pt/2022/12/29/mundo/noticia/milhoes-norteamericanos-abandonaram-eua-onde-2033009

“Milhões de norte-americanos abandonaram os EUA. Porquê? E para onde foram?

pelo menos 15% dos norte-americanos dizem que querem abandonar o país de forma permanente, e uma percentagem ainda maior...”.

 

JO58

terça-feira, 1 de novembro de 2022

PARABÉNS POVOS... DO BRASIL !

 

PARABÉNS POVOS... DO BRASIL !

 

Fez mal Lula em aceitar a colaboração de dirigentes da direita mais suave e fofinha. Lula venceu sobretudo com o voto popular, não com votos dessa direita, que apenas votou nele na figura de alguns dirigentes e poucas bases. Todo o espectro da direita votou maioritariamente fascismo camuflado (Bolsonaro) ainda que algum voto popular nele também tivesse votado, é o trabalho e esforço não inglório dirigido para manter o povo na ignorância, no analfabetismo, na ilusão e misticismo religioso e boas doses de ideologia anti-comunista primária.

Alguns actos políticos de Lula foram duvidosos e sujeitos a condenação, ainda assim, a democracia popular  regenera condutas.

O problema é que agora o Lula vai  sentir-se forçado, pelo apoio que recebeu de dirigentes partidários mas cujas bases partidárias o não ajudaram a eleger, a governar  numa linha de voto que não votou nele, vai ter dificuldade de governar para o povo, sobretudo o necessitado nos direitos fundamentais, alimentação, saúde, educação, habitação e trabalho, e na igualdade da condição social,que inclui direitos e oportunidades, porque os dirigentes partidários de direita que o apoiaram não têm esses valores como prioritários.

Existe igualmente um enorme trabalho e esforço a empreender no Brasil e nas sociedades mundiais, no sentido contrário, desfascizar, desbolsonarizar, destrampizar, desnazificar etc..., a luta de classes é interminável e eterna, é o que dá identidade à igualdade e no final concede a verdadeira IDENTIDADE.  Porque ela não é religiosa nem nacionalista é social, cultural e ideológica.

 

Jo58

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Imitação miserabilista

 

Imitação miserabilista

O Governador Antonio Costa exibe actos e praticas terceiro mundistas,  quiçá idiossincráticas, à laia de Hayle Selassie, todo poderoso imperador ali da Africa Oriental, a colar com  a Asia, com a maioria do povo na mão, que também atirava dinheiro para o ar para ver o povo/funcionários a correr a atropelarem-se a apanhar e lhe ficarem misericordiamente reconhecidos.

JO58

Memória e justiça e memória e justiça e…

 

Memória e justiça e memória e justiça e…

Pode haver alterações de comportamento, a reeducação e a reabilitação são possíveis, quando são dadas como sinceras, mas há um preço a pagar pelo passado. O fascista não passa a democrata por amadurecimento desenvolvimentista, a ideologia é um amplexo factor marcante da identidade da pessoa, questionar a identidade própria são necessários instrumentos muito refinados, dor e sofrimento. Ilusionismos e milagres são produções magicas. Não ouvi e não vi, nem ouvi ou vi quem ouvisse reconhecimento da culpa e responsabilidade.

Para falar do que há muito é passado, se um governo/sistema invade um país há consequências ( Hitler), se um pais invade um território o domina e traz ao longo dos seculos, nenhumas consequências há, mesmo que morais (Colonialismo).Se um pais invade outro e este o pode equivaler em instrumentos de guerra e factores de dano, o invasor pode ser castigado. Se um mentor ou governo trata mal o seu próprio povo podem ou não existir consequências, Franco e seguidores passearam-se pela sua vida e passeam-se ainda hoje impunes, sem apenas consequências. Salazar e seguidores igualmente. O mesmo não aconteceu com Mussolini. A sorte é alheia à justiça, não é porque não se pune o comportamento moral e materialmente danoso que a justiça legal ou moral sancia. O fascismo em Portugal não foi sancionado e os fascistas também não. Politicos, militares, Policia politica, e cidadãos fascistas não foram sancionados, o que equivaleu a um branqueamento normalizador dos actos e actores fascistas.

Se a complacência tem as costas largas então acabem-se as prisões e dê-se tempo às pessoas para se regenerarem. Porque se há-de esperar isso de uns cidadãos mais que de outros?

Por mais que se goste de uma pessoa, o querer gostar não apaga o passado da pessoa. Se por uns é enaltecida a coerência de um comportamento, então, ou houve uma mudança semântica da palavra, de que se não deu conta, ou a incoerência é a coerência desse comportamento. De fascista a democrata, não existe uma ruptura epsistemologica semântica, nem existem fenómenos de contágios dérmicos, está demonstrado que não resultam, muito menos ideologicamente.

Enterre-se o homem, as sua praticas (reactivação do Campo de concentração do Tarrafal) e o seu pensamento. Que reste aquele, algum, que possa ter iluminado o pensamento são e equilibrador, justo e democrático, em 100 anos é sempre possível poder produzir algo que se lhe assemelhe. Mas passado é presente e a memória é a salvaguarda da espécie, não a atraiçoem. Porque ainda existem o seus guardiães.

 

JO58 

actualizar com bibliografia:

https://www.marxists.org/portugues/santos/2009/05/90.htm

https://www.esquerda.net/artigo/honoris-causa-adriano-moreira-em-cabo-verde-%C3%A9-um-insulto 

Isabel Moreira, não escolhemos os pais que queremos... mas ainda bem que se rompeu o cordão umbilicomental... as condolências.

quinta-feira, 15 de setembro de 2022

OS MESMOS MEIOS PARA FINALIDADES E OBJECTIVOS DIFERENTES

OS MESMOS MEIOS PARA FINALIDADES E OBJECTIVOS DIFERENTES

Nuns países preservar e manter as condições super-estruturais, politicas, que definem um modelo infra-estrutural, económico e de desenvolvimento, que permite igualdade de condições de acesso às potencialidades possíveis que um pais pode fornecer aos seus cidadãos, visando garantir a satisfação pelo estado das necessidades básicas e primárias (saúde, educação, habitação, pão e trabalho), noutros, apenas manter um sistema.

 

-Reino Unido. Detenções de manifestantes anti-monarquia levantam questões sobre liberdade de expressão.

https://www.rtp.pt/noticias/mundo/reino-unido-detencoes-de-manifestantes-anti-monarquia-levantam-questoes-sobre-liberdade-de-expressao_n1433028

-Governo cubano violou direitos humanos na repressão a manifestações

https://www.rtp.pt/noticias/mundo/governo-cubano-violou-direitos-humanos-na-repressao-a-manifestacoes_n1418807

-Repressão Calculada: Correlação entre estigmatização e detenções arbitrárias na Venezuela

https://www.amnistia.pt/venezuela-crime-contra-a-humanidade-de-perseguicao/

Fim à repressão brutal de palestinianos em Jerusalém Oriental

https://www.amnistia.pt/tag/palestina/

 Espanha. Protesto contra "ditadura da monarquia" acaba em confrontos .violenta repressão de 500 manifestantes com a sua tentativa de marcharem até ao parlamento espanhol.

https://ionline.sapo.pt/artigo/283715/espanha-protesto-contra-ditadura-da-monarquia-acaba-em-confrontos?seccao=Mundo_i


BOA IMPRENSA, BOAS ACUSAÇÕES e BOAS JUSTIFICAÇÕES :

Espanha: "ditadura da monarquia".

aspas

 

Inglaterra: “disrupção de paz” na via pública-“assédio ou alarme” na via pública -porta-voz Max Blain lembrou o direito de haver protestos, cabe à polícia avaliar -polícia metropolitana de Londres lembrou que os protestos são um direito explicado isso de forma clara aos agentes

malditos policias que estão sempre distraídos nas reuniões de distribuição de serviço.

 

 J58